Office Cont - Organização Contábil
Cadastre-se no maior Fórum Contábil do Piauí!!!
Tire suas dúvidas, faça questionamentos...
Conversas online pelo nosso chatbox
Download de arquivos, livros, apostilas
Debates, Atualizações e muito Mais!!!

Tudo Gratis!!!

LEMBRE - SE QUE OS PARTICIPANTES DO FÓRUM NÃO TEM NENHUMA RESPONSABILIDADE EM SUAS RESPOSTAS!!!

ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
Conectar-se

Esqueci minha senha

Download

           

Download dos arquivos

Links Importantes
 
 
Classe Contábil
 
 
Cursos Online
 
 
 

Presidente Lula sanciona Decreto sobre o Sistema de Contabilidade Fede

Ir em baixo

Presidente Lula sanciona Decreto sobre o Sistema de Contabilidade Fede

Mensagem por André Fabrício em Qua Out 14, 2009 7:42 pm

Presidente Lula sanciona Decreto sobre o Sistema de Contabilidade Federal

Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (8) o Decreto nº 6.976, de 7 de outubro de 2009, que trata das atribuições do Sistema de Contabilidade Federal. O Sistema visa evidenciar a situação orçamentária, financeira e patrimonial da União.

No que diz respeito às normas internacionais de contabilidade, o Decreto traz algumas novidades. Em seu artigo 4, inciso II, o Sistema de Contabilidade promoverá a busca da convergência aos padrões internacionais de contabilidade, respeitados os aspectos formais e conceituais estabelecidos na legislação vigente. Já o seu artigo 7, incisos XXVII, XXVIII e XXIX, diz que compete ao órgão central do Sistema de Contabilidade Federal identificar as necessidades de convergência aos padrões internacionais de contabilidade aplicados ao setor público; editar normativos, manuais, instruções de procedimentos contábeis e plano de contas aplicado ao setor público, objetivando a elaboração e publicação de demonstrações contábeis consolidadas, em consonância com os padrões internacionais de contabilidade aplicados ao setor público; e adotar os procedimentos necessários para atingir os objetivos de convergência aos padrões internacionais de contabilidade aplicados ao setor público, respectivamente.

Para o coordenador-geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, a publicação do Decreto é um grande marco no processo de institucionalização, no âmbito do Setor Público. "O Decreto estabelece a diretriz de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público no Brasil, constituindo-se em base normativa sólida para que o órgão central de Contabilidade da União, representado pela Secretaria do Tesouro Nacional, desempenhe as ações necessárias, visando a esta grande mudança da contabilidade do setor público".

Ainda, segundo Feijó, "o setor público definitivamente caminhará a passos largos em busca da Contabilidade Patrimonial, isto é, da aplicação na área pública dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público editadas pelo CFC". Vale ressaltar que o Decreto nº 3589, de 6 de setembro de 2000, que trata sobre o Sistema de Contabilidade Federal, foi revogado a partir da publicação desse novo Decreto

Fonte: Portal Classe Contábil

_________________
Atenciosamente
André Fabrício

Solução Contábil
Soluções para sua empresa!!
contabilsolucao@hotmail.com

André Fabrício
Rank

Mensagens : 32
Pontos : 118
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/05/2009
Idade : 34

http://officecont.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum